Núcleo de Educação Ambiental é inaugurado em Palmital
A Prefeitura Municipal e a Walm Engenharia de Tecnologia Ambiental inauguraram na manhã de ontem o Núcleo de Educação Ambiental Paranapanema (Neapa) – Palmital, que tem por missão o desenvolvimento de ações socioambientais no município e servir como ponto de referência para a transmissão de conhecimentos em áreas ligadas aos recursos naturais. O núcleo, instalado em uma sala da escola municipal Elizabete Soares Garcia, faz parte do Programa Energia Educação Ambiental (PEEA), que é patrocinado pela Duke Energy Internacional, multinacional canadense que explora as usinas hidrelétricas do rio Paranapanema.
O evento contou com a presença de representantes de departamentos municipais, de entidades de preservação do meio ambiente e desenvolvimento rural e da polícia militar, além de convidados e representantes do setor de educação no município. Entre as autoridades estiveram presentes o vice-prefeito Placídio Messias Filho, o Placidinho, – representando o prefeito Beto Leão – , o vereador Benedito Hélio Orlandi, o Bertola, e o presidente do Sindicato Rural de Palmital, Edemilton Fadel. A Walm foi representada por Otacílio, coordenador geral do PEEA, e pela bióloga Sueli Kakinami, coordenadora técnica do programa.
Na abertura da inauguração, a diretora do Departamento Municipal de Educação, Ângela Orlandi Terçariol, agradeceu a presença dos representantes da comunidade e passou a palavra a Placidinho, que ressaltou a parceria entre a prefeitura e a empresa de tecnologia ambiental na viabilização do núcleo. Ele afirmou ainda que o local poderá ser utilizado por toda a população e trará grandes benefícios ao município.
Em seguida, o geógrafo Maurício Fava Rúbio, técnico da Walm, fez a apresentação das propostas do PEEA e das ações a serem desenvolvidas no núcleo de educação ambiental, que é equipado com TV, vídeo e cinco computadores ligados em rede e com acesso à internet, além de biblioteca e videoteca. De acordo com Rúbio, serão instalados outros 20 núcleos na região que, além de possibilitar a criação de projetos socioambientais, irão promover maior integração entre os municípios da bacia do Paranapanema, que poderão trabalhar juntos na solução de diversos problemas comuns que os afetam. Rúbio explicou que, além das ações educativas, o Neapa deverá incentivar a criação projetos de reciclagem, arborização urbana e reflorestamento, turismo ecológico, inclusão digital e profissionalização (artesanato).
Após a inauguração, técnicos da Walm ministraram um curso de qualificação a funcionários municipais que estarão trabalhando no projeto. Contudo, o sistema de funcionamento do núcleo ainda não foi definido devido à realização de estudos para que ele possa atender eficientemente toda a população de Palmital. Também foi marcado um curso de capacitação em educação ambiental para a formação de agentes multiplicadores, que deverá ocorrer no início de abril.
Fonte: Jornal da Comarca