Escolha etanol
A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo – FAESP está executando gestões junto ao poder público, solicitando medidas a fim de mitigar a delicada situação da cadeia sucroenergética no Estado de São Paulo, determinada pelos baixos preços internacionais do petróleo e redução do consumo do etanol em função da política adotada para contenção do coronavírus – Covid-19.
É de conhecimento público que o etanol é um dos produtos mais impactados pela crise, em vista da abrupta redução do consumo e por estar sendo comercializado abaixo de seu valor de custo. Portanto, se tal situação persistir, por motivação financeira e/ou incapacidade de estocagem, as usinas serão obrigadas a interromper a colheita da safra, de aproximadamente 340 milhões de toneladas no Estado.
O setor sucroenergético está tentando minimizar o problema destinando maior parte da safra para a produção de açúcar, entre 20 e 25%, mas o produto também está enfrentando cotações mais baixas no mercado internacional. Portanto, medidas urgentes precisam ser tomadas para evitar uma quebradeira no setor, com reflexo sobre os produtores e regiões onde as usinas se localizam.
Levando em conta que tais dificuldades abrangem produtores de cana, usinas de açúcar e etanol, empresas de máquinas e insumos, prestadores de serviço, distribuidoras, postos de combustível e demais integrantes da cadeia produtiva, está sendo solicitado aos agentes públicos que estudem a implementação da obrigatoriedade de abastecimento com etanol dos veículos oficiais do tipo “flex” em seus municípios.
A adoção dessa política, certamente, contribuirá para elevar o consumo do etanol, salvaguardando empresas e empregos, além de impulsionar a utilização de combustíveis renováveis em favor do meio ambiente, da eficiência da matriz energética paulista e do fortalecimento da agricultura local. No passado, ação semelhante com êxito, em virtude do apoio das prefeituras e entidades de representação, quando em 1997 se fomentou o retorno da produção de carros a álcool pelas montadoras.