Incêndio devastou quase dois mil alqueires em Palmital
A equipe do Jornal da Comarca de Palmital, apurou e divulgou as informações sobre o incêndio na zona rural de Palmital, que devastou propriedades rurais entre as madrugadas de quarta (25/08) e quinta-feira (26/08). As chamas destruíram quase dois mil alqueires de plantações áreas de palhada numa extensão de vários quilômetros entre a Água da Aldeia e as margens do Rio Paranapanema.
O primeiro foco teria começado em canavial na região da água da Aldeia, nas proximidades do baixadão da Nelson Leopoldino e do Clube Panela, no meio da madrugada de quarta-feira (25/08). As chamas seguiram na direção do Paraná e, devido ao vento moderado, ao clima extremamente seco e à palhada formada depois das recentes geadas, se alastraram com facilidade para destruir lavouras e trechos de mata ciliar na Água dos Andrades.
Depois de passar pela área da Fazenda Santa Luzia, o incêndio “pulou” a Nelson Leopoldino e continuou com seu caminho de destruição de áreas agrícolas. O fogo atingiu propriedades nas águas dos Thomés , do Pouso, dos Américos, do Palmitalzinho, do Guarani e dos Monteiros. À noite, as chamas chegaram aos ranchos nas águas da Mexerica, Barreirão e Três Ilhas, onde os últimos foram extintos na madrugada desta quinta-0feira (26/08)
O combate às chamas foi feito por caminhões-pipa da Prefeitura, de usinas da região, de destilarias, do Corpo de Bombeiros e de agricultores. Os produtores rurais também se mobilizaram com tratores para fazer “aceiros” que evitavam a propagação do fogo. Devido à gravidade da situação, houve apoio do helicóptero Águia da PM, do CPI-8 de Presidente Prudente, que foi acionado para retirar água do Paranapanema e debelar focos em locais de difícil acesso.
No período da tarde, quando havia muita fumaça e fogo de maior intensidade nas proximidades da Nelson Leopoldino, a Polícia Rodoviária interditou um trecho de aproximadamente 12 quilômetros entre o trevo principal de entrada da cidade e a rotatória com a vicinal João Izidoro Leandro, no acesso à Destilaria Tirolli. Devido à baixa visibilidade, ocorreu acidente entre dois veículos, com vítimas leves, cujas circunstâncias serão apuradas pela Polícia Civil.
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura estimou oficialmente que aproximadamente dois mil alqueires foram queimados. Na manhã desta quinta-feira (26/08), devido ao vento e ao tempo seco, as equipes da Prefeitura, de usinas, de destilarias e de propriedades rurais continuavam em alerta para combater eventuais focos de incêndio. O prefeito Luis Gustavo acompanhou os trabalhos de combate ao fogo e mobilizou sua equipe para auxiliar as brigadas.
Fonte: Jornal da Comarca on-line