Palmital registrou ontem a madrugada mais fria do ano
Segundo a Casa da Agricultura, temperatura chegou a 5º C na área urbana; geadas na zona rural prejudica desenvolvimento das lavouras
Palmital registrou neste início de semana as temperaturas mais baixas do ano. O fenômeno foi causado pela forte massa de ar polar que derrubou os termômetros em estados do Sul, onde houve registro de até -6,1ºC (Guarapuava-PR), Sudeste e Centro-Oeste. No Estado de São Paulo, a menor temperatura registrada no início da manhã de ontem foi em Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, com -3,8º C. Em Rancharia, a mínima foi de -2º C.
Em Palmital, segundo registros da Casa da Agricultura Municipalizada, a menor temperatura da madrugada de ontem foi de 5º C na área urbana. Porém, relatos de proprietários rurais apontam que em algumas regiões da zona rural os termômetros registraram 1º C. Devido às baixas temperaturas, foram verificadas diversas áreas com geadas, principalmente em locais de topografia mais baixa. Porém, o fenômeno que também havia ocorrido entre domingo e segunda-feira, não estava previsto para esta madrugada, quando as temperaturas devem ser mais elevadas. Para os próximos dias, além da elevação da temperatura, são previstas chuvas.
De acordo com técnicos da Casa da Agricultura de Palmital, as geadas comprometem o desenvolvimento da cultura do milho safrinha, que já foi afetado pela escassez de chuvas e pode ter a produtividade reduzida. Com relação à cana-de-açúcar, avaliam, a formação de gelo ainda não traz grandes riscos às lavouras que ocupam grande área no município.
Fonte: Jornal da Comarca