Palmitalenses participam de comemoração aos 120 anos da Secretaria de Agricultura de São Paulo
Presidentes da Coopermota e do Sindicato Rural estiveram presentes em cerimônia na sede da entidade, junto a autoridades e representantes do setor de todo o país.
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo realizou na segunda-feira uma comemoração pelos seus 120 anos de fundação. A cerimônia reuniu autoridades e representantes do setor de todo país, com a presença do governador Geraldo Alckmin e da secretaria Mônica Bergamaschi, que formalizaram documentos que ampliam os benefícios aos produtores rurais paulistas. Representando Palmital, estiveram presentes o presidente da Coopermota, Edson Valmir Fadel, o Branco, e o presidente do Sindicato Rural Gilberto Frandsen, acompanhado do diretor da entidade José Montechiesi.
Alckmin ressaltou em discurso fato de Mônika ser a primeira mulher a assumir a Secretaria desde a fundação e falou de sua emoção em estar na instituição onde seu pai atuou por mais de 40 anos. O governador também salientou a importância econômica do Estado, cujo resultado supera até mesmo outros países. Ele também citou importantes órgãos que trabalham pelo crescimento do setor em São Paulo, como o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), o Instituto Biológico (IB), a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), o Instituto Florestal (IF) e a Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Codasp).
Mônika fez um “passeio” pela história da secretaria, tratando da importância da ciência agrícola paulista em gerar e levar conhecimento, além da pesquisa que, aliada ao “robusto” trabalho de assistência técnica, avanços em estradas rurais, oferecimento de crédito, seguro rural, programas voltados à capacidade de gestão por parte do produtor e investimentos em modernização contribuem para fazer da agricultura brasileira não só a maior, mas a mais diversificada.
Durante o evento, também houve a assinatura de documentos que ampliam o fomento ao setor paulista e oferecem benefícios para investimento na produtividade, na aquisição de maquinários e na infraestrutura. Na comemoração, a instituição também homenageou ex-secretários e lançou um selo comemorativo por meio da parceria como Ministro das Comunicações e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Ao final, autoridades e representantes do setor fizeram o plantio de 120 mudas de árvores para a formação de um bosque, em representação aos anos de atuação da secretaria no desenvolvimento do agronegócio paulista.
Fonte: Jornal da Comarca