Sindicato Rural quer melhorias no trevo das Três Ilhas
Em reunião com representantes do DER e da Prefeitura, entidade solicitou a construção de pátio para caminhões e adequação de acostamento; condições do local causam risco de acidentes
O Sindicato Rural de Palmital promoveu na manhã de quarta-feira uma reunião para pedir melhorias no trevo das Três Ilhas, que dá acesso à rodovia Nelson Leopoldino. O local, que registra grande movimento de veículos da carga, principalmente do setor canavieiro, é um ponto onde há riscos de acidentes. Durante o encontro, com representantes da regional do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) de Assis, da Prefeitura Municipal e das empresas do setor, foram discutidas alternativas para as adequações necessárias.
Além de ser rota de passagem para os “treminhões” que levam cana-de-açúcar para as destilarias de Palmital, o trevo também é usado como ponto de parada para a troca de turno de motoristas ou para manutenções mecânicas nos veículos. Com isto, eles têm de estacionar em uma das alças de circulação, dificultando o trânsito no local. Há ainda problemas como a reduzida área de aceleração para a entrada na Nelson Leopoldino e irregularidades no acostamento devido a formação de “degraus”.
Segundo o presidente do sindicato, Basílio Amatti, a alternativa seria o aproveitamento de uma área lateral ao trevo, na saída da rua Eduardo Zacarelli, para a utilização como um pátio de parada. Outra medida, informou, seria a ampliação da faixa de aceleração e a regularização do acostamento, permitindo que os caminhões pesados possam entrar na rodovia sem atrapalhar os outros veículos que, no sentido Palmital-Paraná, desenvolvem grande velocidade após a passagem sobre o pontilhão da Fepasa.
O encarregado de conservação do DER, Laudenir Vicente da Costa, o Zoinho, disse que a parada de veículos no local é proibida, fazendo com que seja necessária a instalação do pátio. Com relação ao acostamento e à faixa de aceleração, ele disse que trabalhará para que a reivindicação seja atendida e possa beneficiar o transporte de cana em Palmital. Contudo, não estimou prazo para a realização dos serviços pelo órgão estadual, que está em fase de renovação dos contratos com as empresas encarregadas da realização dos serviços nas estradas.
Um encarregado de serviços da Prefeitura, que representou o prefeito Reinaldo Custódio da Silva, o Nardão, afirmou que, para viabilizar as melhorias no local, a administração ficará encarregada da limpeza da área para o pátio, além da preparação de um piso que possa suportar o peso dos veículos carregados. Com isto, oferecerá melhores condições de segurança e evitará que os caminhões fiquem estacionados nas alças do trevo.
Fonte: Jornal da Comarca