Sindicato Rural realiza confraternização com produtores
O Sindicato Rural de Palmital promoveu na manhã desta quarta-feira, uma reunião de confraternização para comemorar o Dia do Agricultor. O evento foi realizado no auditório da sede da entidade com a presença de lideranças do setor rural, diretores da instituição sindical, autoridades, convidados e um grande número de agricultores.
Entre os presentes estava o presidente do sindicato, o agricultor Basílio Amatti, e os prefeitos de Palmital Reinaldo Custódio da Silva, o Nardão, e de Platina Manoel Possidônio. Também participaram o diretor municipal de agricultura, Sebastião Clodoaldo de Souza, o agrônomo da Cati/Casa da Agricultura, Anisio Alves Pereira, o gerente da unidade da Coopermota de Palmital, João Carlos Bernardo e o gerente da agência do Banco do Brasil de Palmital, Geraldo Forti Filho. O diretor do sindicato e vereador José Roberto Ronqui abriu a cerimônia saudando os presentes e ressaltando a união da classe agrícola, que estava reunida para comemorar o Dia do Agricultor. Ele também fez a leitura de uma homenagem, escrita de próprio punho, em comemoração à data.
O prefeito Nardão, que também é agricultor e atualmente responde pela presidência do Consórcio Intermunicipal do Vale Paranapanema (Civap), ressaltou a importância da comemoração, apesar do momento não ser favorável ao setor. O chefe do Executivo destacou o suporte que a atividade garante ao município, gerando receitas para o atendimento das necessidades da população palmitalense. Ele informou que, em decorrência das dificuldades na atividade rural, o município está perdendo arrecadação a cada dia. “É difícil administrar um município agrícola como Palmital num momento como este, pois a queda no volume de recursos provoca a redução dos investimentos”, destaca.
Nardão enfatizou o crescimento do patrimônio municipal nos últimos anos e falou do trabalho político desenvolvido pela Prefeitura em prol do setor rural, como a instalação da usina de biodiesel, cuja manutenção será feita por meio da parceria com o Civap e a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Biomavale. Com o projeto, informou o prefeito, haverá a possibilidade de que os pequenos produtores possam obter uma nova fonte de renda com a produção de matéria-prima destinada à produção do biocombustível.
Basílio Amatti destacou a necessidade da busca de alternativas para o desenvolvimento do setor, afirmando que, apesar do trabalho intenso dos agricultores, o panorama atual não está favorável e a situação gera grande angústia aos produtores. Ele apontou que, por meio da união de todos, deve-se buscar novos caminhos para a agricultura, voltados à diversificação de atividades que promovam maior agregação de valor aos produtos. “Plantamos esperança, mas precisamos colher algo que garanta um retorno mais rápido”, enfatiza.
Amatti disse que, como toda mudança, é necessário coragem e uma boa capacidade de adaptação dos produtores rurais. “O agricultor tem a coragem de trabalhar, pois está acostumado a enfrentar os problemas para produzir”, afirma. Porém, para que as condições melhorem ainda mais, lembrou que é importante a união cada vez maior entre os envolvidos no setor, que já conta com importantes parcerias, como a Prefeitura e a Coopermota para dar apoio aos trabalhos da entidade. Ele também agradeceu o empenho dos funcionários da entidade, que garantem o suporte necessário aos produtores rurais.
Depois dos pronunciamentos, o padre Luís Alves de Araújo, da Paróquia de Palmital, comandou uma oração pelo Dia do Agricultor e fez uma bênção aos presentes. Em seguida, foi servido um café da manhã de confraternização e, ao final, o Sindicato Rural sorteou brindes entre os seus associados.
Fonte: Jornal da Comarca